segunda-feira, 13 de maio de 2013

A importância da natação para os cães


“ A natação é um excelente exercício, pois, além de melhorar a capacidade cardiopulmonar, desenvolver a musculatura e queimar calorias, ainda poupa as articulações. Na piscina, não ocorre o forte impacto com o solo, que pode causar grandes danos osteoarticulares. (...)
A partir dos sete meses de idade, os cães podem começar suas atividades aquáticas.
Os primeiros contatos com a piscina devem ser cuidadosos e supervisionados. Nem todo cão gosta de água. Algumas raças, como o labrador, o Golden retriever, o poodle e o setter adoram, pois foram selecionados para trabalhar dentro d´água. (...)
Para quem não tem piscina em casa ou não quer dividi-la com o cachorro, a opção é levá-lo a praticar em centros especializados. Atualmente, muitos hoteizinhos e spas caninos oferecem piscinas especialmente projetadas para eles.
Os exercícios dentro d´água, além de relaxar e estimular, são capazes de provocar efeitos benéficos em todo o organismo, como:
- Sistema muscular: (...) Dores e espasmos também são aliviados pelo relaxamento produzido pelo meio aquático.
- Sistema nervoso: O relaxamento ajuda a diminuir o estresse, e a água é capaz de estimular canais sensoriais alterados.
- Sistema linfático: Melhora na eficiência da drenagem linfática, ajudando em processos inflamatórios.
- Sistema respiratório: Melhora a capacidade respiratória, promovendo melhor oxigenação corpórea.
- Sistema esquelético: A diminuição da força da gravidade sobre o corpo, quando em meio aquático, poupa os ossos e as articulações de impactos indesejáveis.
Os cães, como nós, desenvolvem-se dentro de um líquido no útero materno; assim, o bem-estar provocado pela água também é sentido por eles.
Trecho do livro “ Bom pra cachorro – Qualidade de vida para seu cão ”, de Regina Rheingantz Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário