domingo, 19 de maio de 2013

A importância da casinha

Todo cão merece uma casinha. Primeiramente, por que os cães sempre buscam uma toca de forma instintiva copiando seus "parentes" próximos, os lobos. Entocados, eles se sentem mais seguros e relaxados. Por isso, é tão comum vermos cães de pequeno porte dormindo debaixo da nossa cama mesmo quando colocamos  uma caminha do nosso lado feita especialmente para eles.
O uso da casinha pode prevenir e auxiliar no tratamento de alguns problemas comportamentais, principalmente relacionados ao medo.

O QUE É IMPORTANTE EM UMA CASINHA?
O tamanho deve ser proporcional ao cão. Você sabe o tamanho correto se o cão consegue entrar, dar uma volta e deitar dentro da casinha. Se a casa for maior que ele, perde a função por que não dá a segurança da toca.
A caixa de transporte pode funcionar como casinha por que é bastante prática, principalmente para cães de apartamento e para os que ficam dentro de casa. As casas que ficam expostas ao sol e vento devem ser feitas de material de maior duração, como madeira ( a mais utilizada é a pinus) ou madeira plástica. Se for de madeira, cuidado com os vernizes que têm forte odor pois isso pode impedir o cão de ficar dentro da casinha incomodado com o cheiro. No quintal, as casinhas devem ter pezinhos para que fiquem acima do chão para evitar umidade.
É importante também que a casinha tenha uma boa ventilação.

QUAL LOCAL IDEAL PARA POSICIONAR A CASINHA?
Onde tem a maior circulação de pessoas da família. Por isso, que muitas vezes eles se entocam embaixo dos armários ou da mesa da cozinha quando estamos na cozinha; embaixo do sofá, se estamos na sala, etc. A caixa de transporte é prática por este motivo também já que você pode levá-la para onde for e o cachorro fica confortável. Às vezes, ele pode até preferir ficar em sua casinha mesmo que seja em ambiente diferente do dono.

O tema é vasto e há muitas abordagens. Qualquer dúvida que você tenha, entre em contato.
No vídeo abaixo, você confere Iron aprendendo a usar a casinha:
http://www.youtube.com/watch?v=01g0DIXsafE&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário