segunda-feira, 10 de junho de 2013

O fortão Sansão

Sansão foi adquirido por seu dono para substituir um pastor alemão que era tranquilão e companheiro. Só que esse rottweiler era bem diferente do pastor. Seu temperamento era bastante forte, filho único, mamou sozinho de sua mãe, uma campeã brasileira da pista, por 60 dias. Era um cão da melhor qualidade de sua raça.
A partir dos quatro meses de idade já intimidava as pessoas e os membros da família foram se afastando e ficando com medo de seus rosnados e mordidas que eram de brincadeira, mas já machucavam. O resultado é que ele foi sendo isolado e, consequentemente, sendo mais agressivo e cheio de energia acumulada. Ele terminou de plantar o medo no coração da família quando mordeu seu dono, o único que ainda interagia com Sansão. Embora o dono reconheça que o erro foi dele pois na ocasião da mordida ele estava alcoolizado e o cão percebeu isso.
O único contato com o cachorro passou a ser com ele amarrado, inclusive nas consultas com veterinário e vacinação. Aos dois anos, procuraram ajuda profissional e após três meses de trabalho e algum progresso,  o adestrador desistiu e disse que era impossível. O medo de um cachorro é uma energia tão poderosa que o animal se sente grande, muito maior do que realmente é. O cachorro sente o medo das pessoas e o multiplica. E esse medo o torna cada vez mais agressivo.
Depois de consultar vários profissionais que se recusaram a reabilitar Sansão, pensar em doá-lo e até submetê-lo a eutanásia, seus donos entraram em contato com o terapeuta canino.
Foi meio assustador para o terapeuta canino saber que esse rottweiler de oito anos, pesando 65kg, estava socialmente isolado e agressivo. Então, o primeiro foco foi possibilitar os cuidados básicos de higiene e alimentação. O segundo passo foi identificar na unidade familiar a pessoa apta a assumir e desenvolver a liderança. Paralelo a isso está sendo feito um trabalho de reabilitação do animal fisica e psicologicamente principalmente com exercícios físicos. Os cães, como nós, também precisam de exercícios físicos para estimular os neutransmissores que proporcionam alegria e prazer.
O primeiro passo já foi dado. Começou uma amizade com Sansão. Em breve, continuamos essa história que com certeza terá final feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário